voce bem informado

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

tabela de diametros.




Tabela de diâmetros de tubulação hidráulica.

 


O mercado de produtos para construção civil tem apresentado diversos tipos de materiais para diversas aplicações, um exemplo é os de uso em tubulações  hidráulicas,  neste artigo vou destacar uma tabela de diâmetros dos diversos produtos tubos roscaveis e os soldáveis.

Vale lembrar na hora da aquisição dos materiais que, os tubos soldáveis são as medidas são em (mm)milimetros. Já as peças roscaveios são usada a polegada Ø.

 

Ø polegada
Ferro galvanizado
PVC branco
PVC marrom
CPVC
cobre
PPR
PVC esgoto
½’’
½’’
½’’
15mm
15mm
15mm
20mm
 
¾’’
¾’’
¾’’
25mm
22mm
22mm
25mm
 
1’’
1’’
1’’
32mm
28mm
28mm
32mm
 
1 ¼ ’’
1 ¼ ’’
1 ¼ ’’
40mm
35mm
35mm
40mm
 
1 ½’’
1 ½’’
1 ½’’
50mm
42mm
42mm
50mm
40mm
2’’
2’’
2’’
60mm
54mm
54mm
63mm
50mm
2 ½’’
2 ½’’
2 ½’’
75mm
73mm
66mm
75mm
 
3’’
 
3’’
85mm
89mm
79mm
90mm
75mm
4’’
 
4’’
110mm
114mm
104mm
110mm
100mm
5’’
 
5’’
 
 
 
 
 
6’’
 
6’’
 
 
 
 
150mm

 

Considerações importante referente as características de cada materiais,

 

O PPR:  polipropileno copolímero random, não necessita de isolamento térmico, e pode conduzir tanto água fria como água quente, alta resistência a impacto e não causa corroçoes. Porem a instalação é mais complexa.

 

COBRE: é superior em durabilidade, mais caro, e a mão de obra tem que ser especializada principalmente se for conduzir água quente. alem da necessidade de isolamento térmico.

 

PVC:  policloreto de vinilico, já o pvc campeão dos instaladores hidraulicos, preço bom, fácil instalação, ferramental simples, e tem resistência excelente.

 

CPVC: policloreto de vinilico  clorado, este e bem parecido com o PVC,  muito bom para instalações prediais de água quente, tem vida longa e é fácil de instalar,  e dispensa o isolamento térmico.

 

FERRO: existe dois tipos a saber, o ferro galvanizado, e o ferro preto, o primeiro tem vida longa, de 30 a 35 anos. Já o segundo 10 a 15 anos.   

 

 


quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Entenda a um pouco sobre obra.


O que você precisa saber antes de começar a obra.

 




Não corra o risco de receber uma autuação, ou de sua obra ou reforma ser embargada, então  não importa se você é o dono ou prestador de serviço, qualquer que seja a alteração, como cortar uma arvore, ampliação do imóvel, rebaixar a calçada, e até remover uma janela da sua fachada, você vai precisar de autorização, esta autorização será o alvará emitido pela prefeitura.

 

Se você vai apenas trocar o piso da calçada, não à necessidade de alvará, mais tem que seguir certas exigências da prefeitura. Como as normas de segurança, e usar material autorizado pelo município, esses materiais são blocos de concreto, ladrilhos hidráulicos, ou concreto pré-moldado no local. Atenção! Não se usa mais pisos de pedras e mosaicos português, em local comum só em área de preservação histórica.

 

Outro cuidado que o construtor deve ficar atento, é com as passagens de pedestres, nunca obstruir durante a obra. Pois se um vizinho reclamar pode gerar um dor de cabeça. Tudo tem que ser de acordo com as exigências, estar dentro da lei é o melhor tanto para o construtor como para o proprietária. Fique atento o proprietário é responsável pela manutenção de sua calçada. E se um vizinho ou andarino reclamar, será feito uma visita de um fiscal da prefeitura ao local, e constatado a necessidade de concerto o proprietário terá 30 dias para a regularização E sob pena de multa.

 

Agora se você tiver uma arvore no seu quintal, tem que ser feita uma solicitação junto a subprefeitura. E um engenheiro visitará para averiguar a situação e posteriormente emitir um oficio autorizando o ato. Caso seja fora do imóvel será feita a poda pela prefeitura. Mais informação você pode consultar o site da prefeitura da cidade.